Letreiro

terça-feira, 22 de março de 2016

O Pequeno Príncipe em Mapuche!

Olá amigos Bem vindos ao B612!
 


 Alguém aqui já ouviu falar nos Mapuche? Eu acredito que alguns sim e a maioria não!
 Os Mapuche (na língua mapudungun, gente da terra) são um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina. São conhecidos também como araucanos. Os grupos localizados entre os rios Biobío e o Toltén (atual Chile) conseguiram resistir com êxito aos conquistadores espanhóis na chamada Guerra de Arauco, uma série de batalhas que durou 300 anos, com longos períodos de trégua. A coroa de Espanha reconheceu a autonomia destes territórios em 1641, por meio do Tratado de Quilín. Após a independência de Chile e Argentina, estes territórios foram invadidos por destacamentos militares republicanos, sendo a população Mapuche confinada em "reduções" Chile e reservas Argentina indígenas. 


Mas o que será que isso tem haver com O Pequeno Príncipe?




A Fundação Jean Marc Probst  publica versões do Pequeno Príncipe em línguas raras, ao comprar  essas edições  você pode ajudar a preservar e promover este patrimônio cultural e linguístico tão importante.
O Pequeno Príncipe já foi publicado em vários idiomas incluindo:  Latim, Inglês alta, Egito Antigo ou Esperanto. o Próximo na lista é a língua Mapuche. Esse dialeto é falado em algumas regiões do Chile e da Argentina, corre um grande risco de desaparecer.









Este projeto  é muito importante para salvar o patrimônio cultural Mapuche. Estima-se que esta linguagem deve desaparecer dentro de 40 anos. É por isso que é imperativo para definir a escrita de uma narrativa literária. O Pequeno Príncipe encarna uma esperança contra esta extinção linguística e cultural.


Como Podem ver o nosso principezinho tem outra importante missão salvar um antigo idioma que corre risco de desaparecer. 




Espero que tenham gostado,eu amei!!!

  A Fundação Jean Marc Probst Está de parabéns pela iniciativa!

Beijos,estrelados até a Próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aceitando apenas comentários de pesoas com contas googles. Todos os comentários estão sendo moderados.