Letreiro

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Resenha Completa A volta do Pequeno Príncipe.

Olá amigos Bem vindos ao B612!


A Volta do Pequeno Príncipe 

 Resenha

By: Clarissa Rocco.




 A Volta Do Pequeno Príncipe, Antoine De Saint-Exupéry, Literatura Infantil, Luciula Soares, O Pequeno Príncipe, ResenhaBom, geralmente eu inicio meu diálogo com você, olá amigos bem vindos ao B612, com um breve, mas caloroso, "Fala Galera!", no entanto hoje eu desejo variar minha locução, pois a resenha de hoje é voltada para mães, pais, tios, tias, avós e avôs, professores e crianças.





Eu sou Clarissa Rocco e Uma jovenzinha estudante apaixonada pela obra O Pequeno Príncipe e também uma colecionadora do Principezinho, moro em São Paulo, e hoje trago para vocês uma obra especial. Conheçam a continuação de O Pequeno Príncipe:  Se vocês leitores e fãs do Pequeno Príncipe sempre quiseram saber o que aconteceu com o Pequeno Príncipe depois que ele deixou a Terra, agora vocês vão saber.


 A Volta do Pequeno PríncipeLuciula Soares 


   Eu Sou fã do Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry e sempre ouvi que quanto mais velha eu for mais capaz de analisar a obra eu serei. Há alguns meses atrás conheci uma pessoa maravilhosa que teve a coragem de escrever a tão esperada continuação do Pequeno Príncipe, A Volta do Pequeno Príncipe.  No final da obra de Antoine o autor se despede fazendo um apelo para que alguém que visse o pequenino garoto de cabelos dourados lhe escrevesse uma carta comunicando-lhe a respeito do contato com o garoto que encheu o coração daquele homem de saudades após sua partida. Por que isso é relevante?   Porque A Volta do Pequeno Príncipe se inicia a partir de uma carta escrita ao autor, atendendo ao seu apelo e comunicando que o Pequeno Príncipe fora avistado. Luciula explica ainda que essa carta pudesse ser escrita apenas 70 anos depois por conta da lei dos homens (direitos autorais) e essa é uma informação que, além de dar conta de explicar ao autor a demora da escrita, ainda traz ao leitor a linguagem tão própria que Antoine usou no Pequeno Príncipe.   Serei agora técnica, para em seguida falar da minha experiência como leitora.    Na minha opinião (e da minha professora, especialista em Literatura Infantil e Juvenil na minha escola), ao analisar o padrão de linguagem de Antoine no primeiro livro e a de Luciula no segundo, percebi algo que fez com que eu me encantasse por Luciula: Ela não tenta contar a história como Antoine contou,  não tenta copiar sua técnica, ela cria uma própria que, a meu ver, é o resultado puro aemulatio  o que faz com que a autora seja capaz de personificar a linguagem simples e direta, repleta da oralidade que Antoine construiu, de sua própria forma. É algo magnífico. Não me lembro de ter reconhecido a Aemulatio em alguma obra do século XXI de forma tão eficiente. Aqui a aemulatio não funciona na tentativa de superar ou competir com o original, mas sim como uma tentativa de recuperar o espírito com que o primeiro livro se encerrou e, na minha opinião, Luciula Soares o fez de forma perfeita.  O uso de aquarelas próprias, bem construídas e intercaladas com trechos cruciais da história, recuperam o espírito de O Pequeno Príncipe. Eu costumo temer fortemente as obras que terminam de forma excepcional, mas nesse caso fui obrigado a engolir meu temor com uma caneca de chocolate quente. O trabalho de Luciula Soares recupera a essência de O Pequeno Príncipe de forma magnífica. 


Agora   passo a vocês a minha experiência como leitora.  


  A Volta do Pequeno Príncipe narra o retorno do principezinho de cabelos dourados ao seu asteroide, junto de seu carneiro e, ao voltar para sua casa um anos após sua partida, percebe que sua amada rosa se foi, deixando para trás apenas a memória na mente do príncipe e uma haste presa ao chão. O que temos em A Volta do Pequeno Príncipe é um garoto já amadurecido que tem de lidar com a dor de perder quem ama e seguir em frente, sobrevivendo com o sentimento de perda que constantemente invade seu coração. Em meio a dor ele encontra o amor em um beija-flor que, aos poucos, vai ensinando de forma lúdica e sábia que a vida, apesar de triste em alguns momentos, consegue trazer novos ares e novos amores.   A outra parte da narrativa de A Volta do Pequeno Príncipe trata do inverso do primeiro livro. Agora o Pequeno Príncipe é visitado pelas pessoas em seu asteroide e passa a ver o comportamento humano com um olhar mais amadurecido, resultado de seu ano como habitante na Terra. Esse amadurecimento é característico da infância e confesso que ao ler a obra de Luciula eu pude me sentir como uma criança novamente. No fim, O Pequeno Príncipe reencontra seu velho amigo de uma forma que não consigo descrever sem o uso exagerado de adjetivos (e não, não vou contar o final! Vocês precisam ler o livro por si mesmos! Vale muito a pena!) O Livro é bem fiel ao original  A Literatura Brasileira ganha em muito com sua obra. Eu humildemente lhe agradeço, Luciula Soares, por trazer de forma esplendorosa e magnífica uma história que conseguiu encerar-se perfeitamente duas vezes. Você fez meu coração alegrar-se por ver novamente o Pequeno Príncipe em novos ares e de forma tão viva. A você, meu muito obrigado e maior desejo de sucesso.    A vocês leitores, lhes peço que leiam AGORA esse magnífico livro. Vocês não vão se arrepender.A Volta do Pequeno Príncipe. O livro infantil  que vai lhes contar o que aconteceu com o nosso querido Pequeno Príncipe após o termino do livro original. Luciula Soares virou mais que uma escritora que admiro,ela virou minha amiga e me enviou um exemplar raro a primeira edição de a Volta do Pequeno Príncipe com uma linda dedicatória escrita em cor de rosa ( Minha cor favorita). 


Vejam as fotos: 














Autor: Luciula Soares

Número de páginas: 70

ISBN: 978-989-51-7242-9

Colecção: Literatura Juvenil

Género: Recreio

Idioma: Pt

Onde encontrar: Infelizmente esse belo livro é um tanto difícil de ser encontrado,mas pode ser adquirido pelo site da editora Chiado. Deixo aqui o link para vocês.



https://www.chiadoeditora.com/livraria/a-volta-do-pequeno-principe


                                                                       

 Finalizo o post deixando um muito obrigado a Luciula Soares por me contar o que aconteceu com O Pequeno Príncipe e principalmente por ter tido a coragem de poucos em escrever a continuação para a historia mais amada do mundo.Obrigada Luciula Soares.

Espero que tenham gostado! 

Beijos estrelados até a próxima.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aceitando apenas comentários de pesoas com contas googles. Todos os comentários estão sendo moderados.