Letreiro

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Resenha do livro O amor do Pequeno Príncipe


Olá amigos,Bem Vindos ao B612!


Hoje a resenha é do livro:

"O amor do Pequeno Príncipe - Cartas a uma desconhecida"



Descrição:
Autor: Antoine Saint-Exupéry
Tradutora: Alcida Barbosa Brant
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Biografia/Diários/Memórias
Páginas: 32
Tamanho: 20,5 cm x 27,5cm
Ano: 2009:


Sinopse: Uma paixão perdida no tempo vem à tona por meio de cartas inéditas de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) reunidas em O Amor do Pequeno Príncipe. A correspondência, reproduzida em fac-símile e traduzida para o português, resgata uma história de amor protagonizada pelo escritor e aviador francês durante seu último ano de vida. Repletas de ilustrações nunca antes vistas de seu personagem mais famoso, essas cartas, destinadas a uma mulher desconhecida, iluminam também a relação entre o autor e sua criação e retomam a mistura de doçura e melancolia que marcou sua obra prima. 



"Os contos de fadas são assim.
Uma manhã a gente acorda
E diz: 'Era só um conto de fadas...'
E a gente ri de si mesma.
Mas, no fundo, não estamos sorrindo.
Sabemos muito bem que os contos de fadas
são a única verdade da vida."
O Amor do Pequeno Principe, pág. 21


Antes de começar a Primeira coisa importante, a saber, sobre esse livro é que não se trata da obra O pequeno príncipe, nem mesmo de uma continuação do Livro original. O Livro é na verdade uma coletânea de cartas amorosas de Saint-Exupéry escritas a uma Oficial Francesa que ele conheceu durante uma viagem de trem,quando fazia a travessia de Oran a Argel (Capital da Argélia,África do Norte).



Uma coisa que chama muita atenção (no meu caso), é que por meio dessas cartas de amor é possível perceber o elo entre personagem Pequeno Príncipe e o autor Antoine De Saint-Exupery. Outra coisa interessante é alguns diálogos são feitos por meio do Pequeno príncipe (Podendo ser identificado pelo uso de balões  ao lado das aquarelas),e quando se trata da voz do autor,é possível identificar ao final da carta a letra”A.”

A cada reprodução dos originais escritos em Francês (que se encontram no Museu de cartas e Manuscritos, França) Há uma tradução em Português.

Muito perfeito!!!!


A Identidade da Moça não é revelada através das cartas,(geralmente Antoine Saint-Exupéry se refere a ela como “Menininha”),a Oficial era uma moça casada acredito que seja esse motivo. No livro é possível encontrar algumas cartas longas e curtas algumas, algumas com aquarela e outras apenas o texto.
Uma das coisas diferentes dessa edição é que ela foi confeccionada em papel Ofset 150g/m² amarelo (ao contrario do habitual branco que encontramos na maioria dos livros). A Capa é firme confeccionada em papel cartão 250g/m², Oque oferece muita firmeza ao manuseá-lo. Além disso, esse livro possui duas grandes orelhas (do tamanho das paginas) As letras são grande o que torna a leitura confortável.

A Leitura é rápida, porém muito profundo. O  autor se  mostra muito apaixonado, e algumas vezes  muito triste e reflexivo pela falta de  retorno de sua amada. È um livro muito lindo, de qualidade e delicadeza! também é um livro pequeno pode ser facilmente lido em um só dia,Entretanto acho que vai agradar mais quem fã do Pequeno Príncipe do autor.
Essa edição é antiga e não é fácil de ser encontrada a venda em livrarias, mas também não é algo impossível de ser conseguir. Eu recomendo que os interessados em ter o livro procure em Sebo.

Esse Livro trás cartas pequenas, porém lindas! E aquarelas inéditas do autor que expressam de maneira sutil e profunda os sentimentos dele.
 

 


O Livro é bem pequeno,como eu já disse pode ser lido em só dia (No meu caso), e ao mesmo tempo profundo, infelizmente por se tratar de uma edição já antiga esse livro é muito difícil de ser encontrado nas livrarias, recomendo aos colecionadores de plantão que o procurem em Sebos. Infelizmente não existe para baixar na NET  o jeito é procurar em sites como Mercado livre ou nas velhas Sebos.
 
E se você ficou com vontade de ler o livro eu vou colocar aqui as minhas partes favoritas!

"Descubro com melancolia que meu egoísmo não é tão grande assim,pois dei ao outro o poder de me magoar.
Menininha,foi com carinho que lhe dei esse poder e é com melancolia que a vejo usa-lo.

Os contos de fadas são assim,uma manhã a gente acorda e diz:
"Era só um conto de fadas..."E a gente sorri de si mesma.Mas na verdade não estamos sorrindo.Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida.

A espera,os passos leves.Depois as horas que correm frescas como um riacho em meio a relva sobre seixos brancos.Os sorrisos as palavras sem imoportância que são tão importantes.Escutamos a música do coração:é linda,linda pra quem sabe ouvir...
Queremos muitas coisas é claro,Queremos colher todos os frutos e todas as flores.Queremos sentir o cheiro de todos os campos.Queremos brincar.Será mesmo brincar?
Nunca sabemos onde começa a brincadeira nem onde ela acaba,mas sabemos que somos carinhosos e ficamos felizes.
Não gosto da estação interior que substituiu a minha primavera:uma mistura de decepção,de secura e de rancor.Mergulho num tempo vazio onde não tenho mais motivo pra sonhar.

O mais triste num sofrimento é se perguntar :"vale a pena?"...
Vale a pena todo esse sofrimento por quem nem mesmo pensa em avisar?
certamente que não.Então nem sofrimento se tem mais, e isto é ainda mais triste. [...]
Não haverá mais carta,nem telefonema,nem sinal.Não fui muito prudente,e não pensei que pouco a pouco,com isso arricava um pouco de sofrimento.Mas eis que me feri na roseira ao colher uma rosa.
A roseira dirá:"Que importância eu tinha pra você?" Chupo meu dedo que sangra um pouquinho e respondo "Nenhuma roseira,nenhuma.Nada tem importancia na vida.Nem mesmo a vida.Adeus roseira." [...]

Não quero mais brigar com você.Azar o meu se as vezes fico um pouco triste.
Você tem razão em tantas coisas...Sem dúvida eu lhe farei mais mal do que bem.Sem dúvida não,mas talvez.[...]

Claro que a menor primavera enfraqueceria minhas decisões-
Mas azar se não há mais primavera. "

Nota: 10 APROVADÍSSIMO!!!

Beijos estrelados, até a Próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aceitando apenas comentários de pesoas com contas googles. Todos os comentários estão sendo moderados.