Letreiro

domingo, 7 de maio de 2017

Entrevista com a artista Sandra Jávera a ilustradora da nova edição do Pequeno Príncipe editora FTD!

Ola amigos bem vindos ao B612!



   Nova edição de “O Pequeno Príncipe” tem ilustrações feitas com lápis de cor e encanta pela delicadeza.
 Hoje, eu trouxe mais uma bela edição do livro mais amado do Mundo, O Pequeno Príncipe! Dessa vez, uma edição encantadora, com lindas ilustrações feitas com lápis de cor.
  



 
 “É inevitável que eu aguente duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas”. “O essencial é invisível aos olhos”. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

São muitas as frases famosas do livro O Pequeno Príncipe. Escrita e ilustrada pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, a obra foi publicada pela primeira vez em 1943 e, desde então, se tornou um fenômeno mundial. Recebeu tradução em mais de 250 idiomas e vendeu 150 milhões de cópias, segundo dados do site oficial da marca.
 No Brasil, a primeira edição chegou no ano de 1945. E bastou a obra cair em domínio público, em 2015, para as prateleiras ficarem repletas das mais diferentes versões do livro com adaptações, muitas vezes, catastróficas. Afinal, há de se convir: não é tarefa fácil republicar um clássico.
 Mas a editora FTD soube fazer isso com maestria. Os detalhes começam pelo próprio formato do livro, com acabamento arrendado, que remete a um caderno de viajante. O texto integral do autor foi publicado em uma edição caprichada e bem pensada ao lado das ilustrações da artista brasileira Sandra Jávera.





 Utilizando apenas lápis de cor e sensibilidade, a ilustradora deu vida nova à conhecida narrativa, sem se distanciar da essência da história. O resultado é lindo e chegou recentemente às livrarias. A seguir, confira entrevista que Sandra Jávera deu a CRESCER.



 Como surgiu a idéia de ilustrar O Pequeno Príncipe?


 Foi um convite da editora. Fiquei muito feliz. Foi o meu terceiro trabalho com eles. Eu me lembro de conversar com a Isabel [Publisher de literatura infantil da FTD] e ela me falou da idéia de fazer uma versão de O Pequeno Príncipe bem próxima da idéia original do autor. Porque a história é sobre a simplicidade, sobre a experiência do aviador... Era para ser como uma caderneta de viagem do autor. Por isso, até o formato do livro tem a borda arredondada. Foi uma decisão da editora e da designer. Um time muito bom.


 Por que optou pelo lápis de cor? 

Ele é simples e muito usado por crianças. E eu também estava em um momento de pesquisa com esse material, porque ainda não estava tão habituada. Tinha feito alguns poucos desenhos com ele e achei bem interessante. Sentia vontade de experimentar mais. Achei legal justamente a técnica ter casado tão bem com o sentido do livro.




  
Quanto tempo você levou para ilustrar?


Eu não tive muito tempo. Deve ter sido um mês e meio, no máximo dois meses. Esse livro foi bem importante para mim como processo de trabalho, porque a quantidade de ilustrações era bastante grande e o tempo era curto. Eu me dediquei muito aos rascunhos e o trabalho de passar para o desenho final foi algo muito mais de cor do que de invenção e criatividade.


 Qual é a sua ilustração favorita do livro?


 É a do homem que fica acendendo o lampião. Ele tem o olhar cansado. Sinto que, entre as pessoas com quem eu convivo, muitas sofrem da questão existencial que aquele homem sofre, inclusive eu, de certa forma. Identifiquei-me muito com aquele sujeito.


 E qual era sua relação com o l
ivro antes de ilustrá-lo?


Eu já tinha lido. O meu irmão tinha uma versão em francês. Uma amiga minha estava aprendendo francês e tinha o livro em português. Então nós trocamos. Eu li em português e gostei. Mas foi outra experiência quando reli para ilustrar.






O Pequeno Príncipe
Texto de Antoine de Sanit-E xupéry
Ilustrações de Sandra Jávera
FTD
 Preço: R$ 42 Onde encontrar: site da livraria Saraiva. Creditos: Fotos e entrevistas da revista Crescer. 

Espero que tenham gostado! 

Beijos Estrelados até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aceitando apenas comentários de pesoas com contas googles. Todos os comentários estão sendo moderados.