Letreiro

segunda-feira, 29 de junho de 2020

29 de Junho o dia Mundial do Pequeno Príncipe!

Olá amigos bem vindos ao B612!

 

Querido amigos: há 120 anos nascia Antoine de Saint -Exupéry . Para homenagear esta data foi instituído o dia internacional d’O Pequeno Príncipe.

 

 

  E hoje o post será comemorativo vamos ajudar a espalhar o amor!

Então venham comigo para conferir esse post especial!

 

 


Em 29 de junho de 1900, nascia em Lyon Antoine de Saint-Exupéry. Cento e vinte anos depois, o escritor francês detém um legado difícil de ser abalado: “O pequeno príncipe”, sua obra de 1943, é o livro mais traduzido no mundo depois da Bíblia, com versões em mais de 300 línguas e dialetos, além de braille e código morse, e contabiliza pelo menos 200 milhões de exemplares vendidos.


Motivo de orgulho na França, o personagem criado em aquarela é ícone pop até hoje: de acordo com seu site oficial, apenas sua loja online vende mais de 80 mil produtos por ano. Inaugurado em 2014, ano em que o livro celebrou 70 anos de existência (e caiu em domínio público), o parque temático na Alsácia, na fronteira com a Alemanha, já recebeu mais de 750 mil visitantes.

Concursos de miss
Descrito pelo filósofo alemão Martin Heidegger não só como o seu livro predileto, mas também “uma das maiores obras existencialistas do século 20”, “O pequeno príncipe” ganhou fama de piegas no Brasil por ser costumeiramente citado como o favorito de candidatas em concursos de miss nos Estados Unidos dos anos 1950 e 1960. Além de injustiça, um exemplo de machismo, por ver o que é consumido por mulheres como algo inferior.

Esse preconceito com o livro foi criado na época em que os concursos de miss eram grandes. Acabou caindo na galhofa — conta Frei Betto, autor da mais recente tradução de “O pequeno príncipe” em português, lançada pela Geração Editorial em 2014.

Para o religioso, toda a obra de Saint-Exupéry, que inclui o romances para adultos como “Voo noturno” (1931), é de excelência e promove uma reflexão sobre a existência humana.

PUBLICIDADE

— “O pequeno príncipe” é um livro infantil no sentido em que a criança vai entender que ali se dá uma fantástica viagem. Mas é um livro de profunda densidade filosófica e é isso que justifica sua perenidade.  É um livro que toca o mais íntimo da gente, critica tudo aquilo que a gente tem de desvio — defende Frei Betto.

Hebe Camargo e Ronnie Von
'O pequeno príncipe': estigmatizado por ser citado em concursos de miss, livro é elogiado por lidar com questões filosóficas até hoje Foto: Divulgalção
'O pequeno príncipe': estigmatizado por ser citado em concursos de miss, livro é elogiado por lidar com questões filosóficas até hoje Foto: Divulgalção
Ainda nos anos 1960, não foram só as misses que popularizaram “O pequeno príncipe” no Brasil: Hebe Camargo também ajudou quando batizou o cantor Ronnie Von, então no começo da carreira, como Pequeno Príncipe. Ele conta que o apelido surgiu quando, ao ser entrevistado por Hebe e contar que era aviador, ela estranhou o fato dele não fazer um tipo mais rústico. Ao invés disso, Ronnie, de cabelos longos e loiros, era conhecido pelos seus ares aristocráticos.

— Respondi para ela que tinha um escritor que eu gostava que era filósofo e também aviador. Naquela época, tinha lido todos os livros dele, menos “O pequeno príncipe” justamente porque era atribuído às misses, era uma coisa que me incomodava — recorda.


Apelidado de Pequeno Príncipe por Hebe Camargo, Ronnie Von posa com presente que recebeu de Consuelo de Saint-Exupéry, viúva do escritor francês Foto: Alice Camargo/Divulgação

 
Mas foi só o cantor citar Saint-Exupéry para Hebe associá-lo ao Pequeno Príncipe. A alcunha pegou e o músico ganhou um programa de TV chamado “O Pequeno Mundo de Ronnie Von”, onde o príncipe fazia contraponto à Jovem Guarda do rei Roberto Carlos, que entrava no ar no mesmo horário na concorrência.

PUBLICIDADE

—  Tinha o cabelão grande, com aspecto meio frágil. Você não tem ideia de como sofri com esse apelido. Era bullying o tempo todo quando andava na rua. Quando virei só “o príncipe”, melhorou um pouco.

Mas “O pequeno príncipe” também rendeu frutos. Ronnie conta que ao saber  que ele era parte da explicação por trás do aumento de vendas do livro no Brasil, a viúva de Saint-Exupéry, Consuelo, lhe presenteou com uma escultura do personagem, que ele guarda com carinho até hoje.

— O livro é filosofia contemporânea em forma de conto, com um lirismo excepcional. Mostra que todos nós comungamos dos mesmos pensamentos e questionamentos, e que somos interdependentes, ninguém é autossuficiente — defende o apresentador. 

 

 

 Feliz Aniversário Antoine De Saint Exúpéry!

Espero que tenham gostado do nosso post especial!

 Beijos Estrelados e até a próxima!


 

 

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Reabertura do parque do Pequeno Príncipe


Olá amigos Bem Vindos ao B612!

 


 


Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.


Antoine de Saint-Exupéry


Hoje eu trago uma ótima noticia para começar a semana em alto astral!


 


O Parque do querido principezinho (França) Já tem data Reabrir.


 




 

Depois de meses fechado devido a Covid 19, o Parque do pequeno príncipe e toda a sua equipa têm o prazer de poder anunciar a data de reabertura tão esperada!  O Parque voltara com suas atividades e será reaberto para os apaixonados por Pequeno Príncipe no dia 4 de Julho de 2020.


 


Em breve transmitiremos todas as informações sobre as medidas de segurança e higiene que adotadas pelo parque, bem como os procedimentos para ingressos já comprados e passes da temporada.


 


Vamos torcer Para que em breve todo o nosso planeta também possa comemorar o fim desses tempos difíceis!


 


Beijos das Estrelas e até a próxima!